Ferticare na “Semana da Fertilidade”

A associação Uma Vida Mais Fértil promove novamente a semana da fertilidade.

Com um cariz sobretudo digital, poderá durante esta semana aprender, partilhar e conhecer vários temas relacionados com fertilidade e infertilidade.

Os cinco temas tratados serão fertilidade feminina, fertilidade masculina, tratamentos de procriação medicamente assistida, emoções e relações, nutrição e estilo de vida.

A Ferticare associa-se a esta iniciativa, participando no tema IIU, FIV, ICSI, Doação de Gâmetas, ROPA, através de um webinar com o Prof. Dr. Ricardo Santos.

É já no dia 09/11/2022 às 19h00:

https://www.umavidamaisfertil.com/semana-da-fertilidade/

Assista!

Ricardo Santos no “Conversa ímpar” no Público

No dia 03/11/2021, Ricardo Santos, especialista de Ginecologia e Obstetrícia e dedicado à Medicina de Reprodução, médico da Ferticare, juntou-se à Jornalista Bárbara Wong, à Enfermeira Andreia Trigo, Psicóloga Catarina Lucas e coach de Fertilidade Joana Folgado numa conversa sobre infertilidade onde foram discutidos vários mitos e dúvidas.

Poderá ver o vídeo na íntegra e ler o artigo no Público

https://www.publico.pt/2021/11/03/impar/noticia/infertilidade-mulheres-1983550?ref=conversa-impar&cx=page__content

COVID-19: Reabertura das instalações da Ferticare

A pandemia COVID-19 determinou o encerramento dos centros públicos e privados em Portugal e no mundo. Esta decisão foi tomada por precaução, seguindo recomendações nacionais (SPMR) e internacionais (ESHRE).

Sabemos que os tratamentos de PMA não podem, de maneira alguma, ser protelados indefinidamente, enquadrando-se, em alguns casos, inclusive em situações urgentes. Por este motivo, e de forma cautelosa, as mesmas sociedades emitiram comunicados recomendando a reabertura dos mesmos centros (SPMR; ESHRE) de forma gradual e em moldes que permitam um equilíbrio com a segurança que pretendemos para profissionais e utentes.

A Ferticare, a partir do próximo dia 04 de maio, irá retomar, de forma gradual e progressiva, a atividade suspensa devido à pandemia de COVID-19. 

Encontra-se a ser implementado um conjunto de medidas de segurança, higiene e proteção adequadas aos nossos pacientes e aos nossos profissionais, nomeadamente, o rastreio de febre e despiste de sintomas, a utilização obrigatória de máscaras dentro das instalações, assim como, a reorganização da marcação e dos tempos de consulta e exames de forma a garantir o adequado distanciamento social. 

Encontramos-nos, assim, empenhados em proporcionar um ambiente seguro para que os nosso pacientes possam recorrer, com confiança, aos cuidados de saúde que necessitam.

 Pode ler aqui o comunicado da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, que resume a situação atual e recomendações em relação às técnicas de Procriação Medicamente Assistida em Portugal.

COVID-19 – Encerramento temporário

Para proteção dos seus utentes, funcionários e público em geral, a Ferticare encontra-se encerrada temporariamente, no contexto da atual pandemia internacional COVID-19.

Estamos disponíveis para esclarecimentos e assuntos urgentes pelos contactos habituais:

  • Tel: 253004474
  • Tlm: 927469137
  • geral@ferticare.pt

Pautando pela excelência de serviço que nos caracteriza e continuidade de cuidados, garantimos no entanto apoio às nossas utentes em situações urgentes, a avaliar caso a caso.

O encerramento prevê-se até ao final de Março e será reavaliado conforme a evolução do panorama do país.

Os nossos profissionais de saúde continuam a trabalhar no combate a esta pandemia, dedicando os seus esforços, como muitos milhares por todo o país, ao SNS, para que ninguém fique sem os cuidados de que venha a necessitar.

Faça a sua parte: mantenha-se seguro, se possível em casa; redobre os cuidados de higiene, sobretudo com as mãos; siga as recomendações das autoridades de saúde.

I Jornadas da Maternidade

Uma iniciativa de Coisas de Mamã, as jornadas de maternidade visam dar ao público uma visão geral de vários temas relacionados com a parentalidade nas suas várias etapas.

A Ferticare associa-se a este evento apresentando três temas importantes:

A Dra. Isabel Reis vai abordar a problemática da doação de gâmetas em Portugal, no âmbito da campanha da SPMR Dá vida à esperança. Será sobretudo abordada a forma de ajudar milhares de casais e mulheres no país.

Seguidamente o Prof. Doutor Ricardo Santos irá fornecer uma série de informações importantes acerca da otimização da fertilidade. Serão abordados vários aspetos, como o período fértil, critérios e causas de infertilidade, etc.

A Dra. Vânia Fernandes irá posteriormente abordar a temática das emoções na fertilidade e infertilidade.

O evento terá lugar no Auditório da escola Francisco Sanches em Braga no dia 25 de Maio. Apesar da inscrição ser gratuita, a mesma é obrigatória (253 615 239; 912 283 666; geral@coisasdemama.pt)

Campanha de Doação de Gâmetas SPMR

criopreservação, ferticare

Existem muitos casais com infertilidade cuja única esperança de terem filhos passa pela utilização de espermatozoides ou ovócitos doados. Esta é também a única opção para projetos de maternidade sem parceiro ou para casais de mulheres

A Ferticare associou-se à Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução numa campanha de relevo para todos. Devemos encarar a doação de gâmetas como um ato altruísta que permite que mais crianças, extremamente desejadas, pertençam a famílias que perseguem este objetivo há anos.

Campanha dá vida à esperança

A doação de gâmetas pode ajudar a concretizar sonhos, muitas vezes de anos, de projetos de parentalidade. Pode saber mais sobre a campanha aqui.

É um gesto de pode ajudar a gerar vidas felizes, transformando a esperança dos casais e mulheres recetores em realidade.

Quer doar gâmetas?

É possível doar gâmetas em vários centros privados e no banco público de gâmetas (onde doar).

A Ferticare aceita dadoras de ovócitos. Se quiser saber mais pode contactar-nos ou ver aqui.